terça-feira, 3 de junho de 2008

O Original significado da Dançaterapia


No Ano Passado, em janeiro de 2007, quando pela primeira vez eu tive a oportunidade de entrar em contato com a dançaterapia, fiquei extremamente tocada pelas palavras escritas nos livros que li de Maria Fux. Tão tocada, que minhas mãos quiseram continuar dedilhando suas palavras, nos vários textos que escrevi baseados nas belas e vívidas histórias dessa mulher forte, original, inspiradora, dançaterapeuta.
Em março daquele mesmo ano, pude tocar as palavras de uma outra maneira... em vez de lê-las, vi, ouvi, senti e dancei-as com todas as minhas amarras, umas ainda presas, outras se soltando lentamente a cada encontro, vivência, toque, movimento realizado e não realizado, ao longo dos primeiros cinco módulos da formação em dançaterapia, oferecido por também uma pessoa intensa, leve, encantadora, dançaterapeuta, Pio Campo.

A Dançaterapia é um método nascido da própria experiência de vida, dança e humanidade que a argentina Maria Fux, há mais de meio século, dança e ensina, semeando sua prática, principalmente, na Argentina e na Itália. E como semente crescida, no seu encontro maravilhoso com Maria, o italiano Pio Campo escolhe trazer ao Brasil, em São Paulo, BRASÍLIA e Florianópolis, a verdadeira Dançaterapia, Método Maria Fux. Vale esclarecer que é uma prática diferenciada das mais antigas e outras realidades brasileiras, danças como forma de terapia, ou terapêuticas.

Pio Campo costuma nos dizer, que a Dançaterapia possibilita o encontro real com a nossa essência, onde movimentos não estereotipados promovem experiências de mudanças e crescimentos, com o nosso corpo e a nossa voz mais profunda, aos quais estamos em contínuo reconhecimento. Inspirando e expirando os nossos respiros, movimentando a dor que nos imobiliza, surpreendemo-nos com nossa capacidade cada vez maior de expressar sentimentos e emoções, de liberar nossas amarras conosco e com o outro, e de finalmente, fazermo-nos presentes, sendo-nos nossos próprios presentes. Diz Pio Campo. “Sempre podemos nos levantar e dizer: Ainda estou vivo, tenho algo a dizer, quero e posso ainda amar!".

O curso oficial de Formação em Dançaterapia acontece em Brasília, São Paulo, Florianópolis e Itália, podendo ser iniciado no momento em que você escuta o seu Sim, eu Posso, eu Quero Dançar! Pio Campo dança, vive e nos convida a conhecermos o nosso sentido original, dentro da metodologia original de dançaterapia, seguindo as normas e regulamentações ditadas pelo Centro Maria Fux, Centro Internacional de Dançaterapia e a Escola Internacional de Dançaterapia, Si Danza.

Fernanda Matos
informações pelo site http://www.dancaterapia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário